terça-feira, 29 de outubro de 2013

Oh, cabelo... Cabelo meu!

Apresento pra vocês: Meu cabelo.
Sabia que uma das principais causas da baixa auto-estima das mulheres brasileiras, além do peso, é o cabelo? Li vários artigos e me deparei com cada ideia absurda! Veja a seguir:
"Mudar e melhorar o visual dos cabelos com certeza vai aumentar sua auto-estima e fechar de vez esse ciclo negativo." Vila Mulher

"Elas reclamam que o cabelo é duro, rebelde, liso ou crespo demais. Quando você pensar nisso, lembre-se do ditado popular: “ruim com eles, pior sem eles”." Dúvidas Prótese Capilar

Acompanhem a postagem com o vídeo/música:



Cada dia que se passa, o preconceito é evidente e surge de todas as formas, infelizmente. Seja ela por conta de orientação sexual, peso, idade, e outros aspectos. Mas o que mais me chama atenção é o preconceito que rola por conta do tipo de cabelo. Se você andar pela rua, vai encontrar não só uma, mas várias mulheres com cabelos lisos através de química. Ou com luzes louras. Isso mostra o quanto as pessoas, principalmente nós mulheres, somos superficiais. Sim, muitas vezes criticamos a sociedade por implantar um "padrão Barbie", mas acabamos seguindo esse padrão, sem querer.

"As loiras são mais confiantes que as morenas [...] Quer ser mais confiante? Seja loira!", DNA Feminino

Será mesmo? Será que a cor do cabelo define a autoconfiança de uma pessoa? Creio eu que não.

"Loiras são mais confiantes do que morenas porque atraem mais os homens", R7

Isso pode se concluir por meio de pesquisas, mas o que realmente atraí os homens em uma mulher é:

  • Charme;
  • Estilo;
  • Sorriso;
  • Delicadeza;
  • Meiguice;
  • Conteúdo.
Entre outros aspectos. E essa lista não sou eu quem estou fazendo. São palavras de um próprio homem, Paulo Fernando, que escreveu na Comunidade Moda.



A questão é: Por que as mulheres se sentem tão insatisfeitas com os próprios cabelos?
Esse é um dilema ainda que quase não dá pra desvendar, mesmo eu sendo mulher.
Assumo que por algum tempo eu usava meu cabelo liso, como na foto:


A chapinha estragou tanto o meu cabelo, você não tem nem noção! E talvez o que contribuiu pra isso foram as minhas pontas louras. Particularmente, eu achava bonito e diferente. Foi quando a moda pegou. Todo mundo queria ter as pontas dos cabelos louras e lisos. 
Teve um dia que eu parei e pensei: Pra que tudo isso?
No dia seguinte, pintei meu cabelo de castanho, não passei chapinha. Deixei-o ficar do jeito que deveria ficar, desde o começo. Pois é, e me agradei bastante.
Só que não agradei todas as pessoas. Recebi mais críticas do que elogios. As pessoas diziam "Nossa, por que você fez isso? Preferia como tava antes!". Ah, preciso dizer que eu mesma cortei as pontas do meu cabelo. Não cortei muito, apenas uma parte, acho que deu pra perceber... Algumas pessoas repararam. "Quando você vai pintar de novo?", "Deixa liso mesmo..."
Minha resposta era clara e objetiva: Eu prefiro assim.
E prefiro mesmo. Quando meu cabelo está com ondas e CASTANHO, me sinto mais confiante e leve. Me sinto mais feliz, natural e pura. Não tenho medo da chuva que vai estragar meu cabelo quando secar. Agora, eu gosto da chuva. Meto-me embaixo dela, pulo, grito... Sou leve. Como não era antes.
Hoje estive com o pensamento de cortar meu cabelo. Talvez eu corte. Não hoje. Quem sabe, amanhã ou depois de amanhã. Ou próximo mês. No dia em que eu quiser. No dia que der na telha. Que eu me olhe no espelho e diga: "Está na hora de cortar você!". Vou sair na rua, esbanjar meu sorriso e tamparei meus ouvidos pra todas as críticas. Porque o cabelo é meu. Só meu. De mais ninguém. Isso me dá o direito de fazer o que quiser com ele. E eu posso fazer ainda mais: Deixar ele do jeito que é pra ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário