sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Âncoras e todo o significado que vem com elas

Foto de minha autoria.
Percebi que atualmente, as âncoras estão ganhando muita ênfase, principalmente no mundo da "moda". Eu sempre soube do seu verdadeiro significado (que não é apenas segurar o navio). Hoje eu vi esse colar da foto por apenas R$4,00, não resisti e acabei comprando. Isso me deu inspiração pra fazer uma postagem (pois faz bastante tempo que não posto nada aqui).
"A âncora é considerada um símbolo de firmeza, tranqüilidade e fidelidade. Representa a parte estável do nosso ser, aquela que, em meio a tempestades, é capaz de manter a firmeza. Pelo mesmo motivo pode ser considerada um atraso, uma barreira."
Firmeza, tranqüilidade e fidelidade. Essas três características fazem parte do momento que vivo agora. Não foi citado aqui, mas já li em algum lugar que a âncora também tem o significado de força.

"Para os marinheiros, a âncora é o último refúgio, a esperança na tempestade. Simboliza também o conflito entre o sólido(a terra) e o líquido (a água). O conflito precisa ser resolvido para que a terra e a água, juntas, fecundem em harmonia."
Analisando bem essa parte dos marinheiros, penso que deve ser por isso que a maioria (ou pelo menos os que vejo) tem tatuagens de âncora.

"Há uma outra representação que separa a âncora em duas partes. O semi-círculo virado para cima (o mundo espiritual) é coroado pela cruz da matéria, que representa a existência real e contínua no mundo material. Essa combinação cria a cruz da escora, um símbolo cristão da esperança do tempo em que os cristãos do império romano tiveram que praticar sia religião em segredo por causa das perseguições."
Não entendi muito bem isso (e também prefiro manter o significado de firmeza, tranqüilidade, fidelidade e força).

Quer ler mais? Clique em "Mais informações"!

Quando se faz uma tatuagem com este símbolo, pode muitas vezes, ter um outro significado. Veja:
"O significado das tatuagens de âncoras é um dos poucos no mundo das tattoos que permanece popular e fiel às suas origens. A pessoa que faz uma tatuagem de âncora normalmente é ou foi um marinheiro de algum tipo (já serviu a Marinha, Guarda Costeira) ou por vezes relacionado à práticas recreativas ou comerciais marítimas. Nos contos maritimos, a âncora tatuada mostrava que um marinheiro havia navegado pelo Oceâno Atlântico e voltou para casa em segurança. Esta tatuagem também serve como um símbolo de passagem, entre o marinheiro novato e o experiente."

E como eu já havia dito antes...
"Em muitos casos as tatuagens de âncora combinadas com outros simbolos podem elaborar significados mais específicos – criaturas do mar, barcos, nomes de portos, etc. Em geral, o significado das tatuagens de âncora também pode ser interpretado como segurança no mundo físico e por consequência, firmeza, esperança e confiança no mundo espiritual. Algumas pessoas ainda tatuam âncoras para representar suas dificuldades em mudar, em tomar decisões. Usam a âncora como representação de algo firme, seguro e imutável, mas também pode representar alguém agradecendo por sua atual estabilidade, fidelidade, sendo validos para relacionamentos, empenho profissional, entre outros."

Espero que goste! Dê sugestões de postagens. Sua opinião é sempre bem-vinda! :) Beijos!

Fontes: 01 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário