segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Sorriso do dia

Achei ela tão bonita.
Estive pensando sobre o que escrever, não exatamente pra postar aqui. Pensei, pensei, pensei. Acho que preciso relatar o que aconteceu comigo esses dias. Semana passada. Acho que foi uma quinta-feira ou sexta-feira. Quando saio da escola, preciso pegar um ônibus pra voltar pra casa, e sempre paramos em um ponto, que uma menina sobe. Sei que é errado e feio isso o que vou dizer, mas não ia de jeito nenhum com a cara dela. Detestava quando ela sentava do meu lado. Ela parecia ser muito superficial (e o pior de tudo, que no final das contas, a superficial era eu). Era sempre tão séria e não olhava pra ninguém. Nem ousava me aproximar; gosto de gente que mostram ter uma alma bonita.
Os bancos do meu ônibus, cabem três pessoas. Assim... Bem apertadinhas, mas cabem. Quando olhei pra janela e a vi se aproximar com um menino e outra garota (mais ou menos da sua idade) que sempre acompanha ela. Imediatamente, coloquei minha bolsa no outro banco, pra fazer uma espécie de barreira pra uma terceira pessoa não sentar. O menino, que é anos mais novo, sentou. E ela... Sentou no chão. Pensei em tirar a bolsa e mandá-la sentar. Mas preferi deixar do jeito que tava. Foi quando o ônibus fez outra parada, e uma senhora subiu. No chão do ônibus, a menina a olhou e sorriu. Não foi um sorriso mostrando os dentes; foi o sorriso mais leve que alguém podia dar. Me senti muito mal. Finalmente, pude enxergar além da sua aparência vaidosa. Isso me fez pensar.
Sabia que um simples sorriso pode mudar o dia inteiro? Pode mudar o conceito que as pessoas tem sobre você. Pode descobrir outros sorrisos. Fazer do dia bom. Um dia bem. Mesmo se o momento que vive, naquele exato momento, for tão terrível que você chega ao ponto de jogar todos os papéis para cima... Sorria. É um gesto tão simples.
Sorria, sorria, sorria! Distribua sorrisos e os receba de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário